trem-anima

 

13 22A nova Comissão Interna de Prevenção de Acidentes CIPA-Sede-CCO-Estações-UAC da CBTU-BH realizou na sexta-feira (14) a primeira reunião da gestão 2022. No encontro, foi definido o lema “Segurança no Trabalho: cultive esta ideia”, que será a base para as ações do grupo neste ano.

Os cipistas escolheram o novo vice-presidente da Comissão, o assistente de segurança operacional Leonardo Lemos. “É muito importante trabalharmos em parceria com todos os funcionários, para que haja a construção de um ambiente mais seguro para todos”, afirmou Leonardo. Também foi destacada a importância da integração com a CIPA Pátios e as CIPAS das empresas terceirizadas que prestam serviço na Companhia.

As primeiras diretrizes em relação à próxima Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho (SIPAT) foram também assunto da reunião, assim como a definição das principais campanhas a serem desenvolvidas ao longo do ano: combate à dengue, cuidados contra a Covid-19, inclusão de diversidades sociais, alcoolismo, tabagismo e cuidados com a mente. “Vamos trabalhar muito as ações em busca da saúde mental dos empregados, principalmente devido ao panorama de pandemia”, destacou a presidente da CIPA, Dulcinéia Diniz. 

Alerta de segurança: O engenheiro do trabalho, Alessandro Laureano, explicou alguns dos procedimentos necessários para o preenchimento do  formulário “Alerta de Segurança”, como, também,  outros documentos utilizados pelos cipistas, fundamentais para a categorização das situações de risco. 

Calendário: As reuniões ordinárias acontecerão sempre as segundas e quintas-feiras de cada mês, às 14h. Já a primeira inspeção de segurança, que incluirá a análise dos mapas de riscos, será realizada no mês de março.