trem-anima

 

 

A Superintendência de Trens Urbanos - STU - de Maceió manteve reunião nesta terça-feira, 12, com o secretário de Desenvolvimento Territorial e Meio Ambiente de Maceió, Pedro Vieira, para solicitar fiscalização na região do bairro Santa Amélia, próxima às estações Goiabeira e Sururu de Capote. É que na localidade há uma grande incidência de obstrução das vias férreas, principalmente no km 334, causada pelo deslizamento de terra, oriundo da região de Mata Atlântica, a qual está recebendo um volume significativo de água pluvial vinda do sistema de drenagem irregular de vários condomínios residenciais na parte alta da capital alagoana. 

 

120422b

Vistoria na região de condomínios residenciais foi tema de reunião

 

Apesar de a CBTU realizar regularmente o serviço de manutenção preventiva do entorno da malha ferroviária, com a chegada do período chuvoso o volume de deslizamento de terra  tem aumentado de forma a preocupar e colocar em risco a operação de trens.

 

O superintendente da CBTU Maceió, Carlos Jorge, apresentou na reunião vídeos que mostram o escoamento ininterrupto de água saindo de um condomínio residencial e causando um enorme buraco de erosão dentro da Mata Atlântica. Essa erosão provoca o deslizamento de terra e de entulhos que chegam até as vias férreas permanentes, provocando sérios riscos de acidentes e de interrupção da passagem de trens. 

 

Carlos Jorge pediu o empenho da SEDET para que o problema fosse mapeado e resolvido. Pedro Vieira prontamente se colocou à disposição e convocou a equipe técnica para tomar a frente da vistoria que haverá na próxima semana para averiguar a dimensão da erosão e seus responsáveis. 

 

120422c

Presentes no encontro, Carlos Jorge, Pedro Vieira, Galvaci de Assis e Ismar Macário 

 

Estavam no encontro, além do secretário Pedro Vieira e do superintendente da CBTU, Carlos Jorge, o secretário adjunto do Meio Ambiente, Ismar Macário, e o engenheiro de fiscalização, Galvaci de Assis. 

 

Mobilidade Urbana 

 

O superintendente de Trens Urbanos também solicitou que a CBTU seja incluída nas reuniões sobre o planejamento do Plano de Mobilidade Urbana. “Todo desenvolvimento da malha viária e da mobilidade urbana passa também pela inclusão dos trens como importante modal de melhoria da qualidade do trânsito”, afirmou Carlos Jorge. 

 

Maceió, 12 de abril de 2022.

 

 

 

Ana Cristina de Moraes Sampaio

Assessoria de Comunicação. MTb 22.870 (SP)

 

COMAK - CBTU Maceió

BettingRating.in is Best Online Casinos list at India!