trem-anima

 

IMG 5004A Saúde Ocupacional da CBTU ressalta a importância da prevenção da sífilis. Em Belo Horizonte, de acordo com dados da Secretaria de Saúde, os casos positivos da doença aumentaram cerca de 40% em comparação com o ano anterior.

A sífilis é uma Infecção Sexualmente Transmissível (IST), transmitida principalmente por contato sexual sem preservativo, quando um dos parceiros está infectado. Além disso, gestantes portadoras da bactéria podem transmitir a doença para os bebês durante a gravidez ou parto. Vale lembrar que a sífilis é uma doença curável e exclusiva do ser humano.

 

Intervenção artística: com o objetivo de conscientizar a população para a prevenção da doença, o grupo Mobiliza SUS estará nas estações e trens do metrô amanhã, dia 17, e no próximo dia 25, a partir das 9h.  A ação vai apresentar de forma lúdica medidas de prevenção à IST. Na ocasião, serão distribuídos preservativos e cartilha informativa sobre a forma de contágio e tratamento, além de como e onde realizar o teste rápido, caso haja percepção dos sintomas.

 

Fique atento: os principais sintomas da sífilis são: lesões na pele, que aparecem entre 10 a 90 dias após a interação com a bactéria, manchas, febre, mal-estar, dor de cabeça e ínguas pelo corpo.