A CBTU-MG oferece aos usuários o “Perdidos e Achados”, serviço que permite a devolução aos passageiros dos objetos por eles esquecidos nas dependências da Companhia. Agora, o atendimento também pode ser feito através do WhatsApp, pelo número (31) 97305-0060. Além desse recurso, os usuários podem, ainda, entrar em contato com o setor responsável, pelo e-mail perdidoseachadosbh@cbtu.gov.br. Esses canais de suporte estão disponíveis de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.
O novo canal facilita o contato dos usuários com o setor, trazendo assim mais agilidade nas devoluções. De acordo com Arleo Vaner, gerente de operação de estações, “Atualmente, atendemos cerca de 100 mil usuários todos os dias, é comum que esse público perca objetos pessoais. Pensando nisso, o novo canal, somado aos demais, aumenta significativamente a eficiência na devolução de objetos esquecidos”.
Os usuários devem fornecer para um dos referidos canais a descrição das características dos objetos perdidos e, no caso de documentos, o nome completo. É importante destacar que o WhatsApp do “Perdidos e Achados” não recebe mensagens de áudio. “Só no primeiro mês de 2023, foram esquecidos 142 objetos nas dependências da Companhia, dos quais, 24 já foram devolvidos aos proprietários. Em 2022, de um total de 2575, 860 itens foram entregues”, acrescenta Arleo.
Doações: decorrido o prazo de 60 dias, os itens não procurados por seus donos são doados a instituições de caridade. Quanto a documentos, como cartões bancários, carteiras de identidade, título de eleitor, etc., esses são encaminhados aos órgãos responsáveis pela sua emissão.
Devolução e atendimento presencial: a devolução dos itens esquecidos e o atendimento presencial do “Perdidos e Achados” devem ser previamente agendados e ocorrem no Prédio Sede da CBTU-MG, na Rua Januária n° 181 - Bairro Floresta, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h, exceto feriados.