trem-anima

 

 

A CBTU Natal promoveu, entre os dias 31/01 e 06/02, a capacitação técnica dos empregados lotados na Coordenadoria de Manutenção – COMAN, para a operação do sistema eletrônico de processamento SAL5, utilizado nas locomotivas Progress Rail.

O SAL5 presente nessas locomotivas tem comandos e controles completamente eletroeletrônicos, num sistema que se baseia em cartões de circuitos que gerenciam cada parâmetro de forma automática, além de receberem e aplicarem os comandos elétricos do painel do condutor. A compreensão do funcionamento do SAL5 pelos técnicos da Companhia é de extrema importância para que a manutenção das locomotivas seja realizada de forma eficaz.  O sistema é bastante diferente do utilizado nas locomotivas RS-8 e nos VLTs, que não possuem um sistema de gerenciamento tão unificado.

O treinamento foi realizado na sede da CBTU e dividido em duas etapas, sendo a primeira, teórica, ministrada no Centro de Treinamento e Desenvolvimento Ferroviário, e a segunda, prática, na oficina de material rodante da Companhia. Durante a capacitação, foi dado enfoque no diagnóstico de problemas, que possam vir a surgir na locomotiva, por meio da leitura e interpretação dos dados fornecidos pelo sistema de gerenciamento eletrônico.

Ítalo Bezerra, coordenador de manutenção da CBTU destacou que “com a realização do treinamento em sistemas eletrônicos completamos um ciclo de capacitação na área de locomotivas, o qual iniciou-se com o curso de eletromecânica de motores diesel-elétricos, tornando a equipe mais preparada para a manutenção da frota ferroviária”.

De acordo com o coordenador de recursos humanos, Klebérton Brás, cursos como esse fazem parte do programa de capacitação dos empregados da superintendência, que visa tornar as tarefas cotidianas mais produtivas, a partir da aplicação dos novos conhecimentos e técnicas adquiridos em cada treinamento. “Ao longo do ano, novas oportunidades de capacitação serão oferecidas aos nossos empregados, para torna-los mais eficientes no desenvolvimento dos seus afazeres diários”, complementou.

tec1

tec2

tec3

tec4

BettingRating.in is Best Online Casinos list at India!