O calendário da saúde é repleto de cores, e, neste mês, roxo e laranja ganham destaque para dar visibilidade às campanhas de combate a doenças que podem ser diagnosticadas precocemente. Em apoio à campanha "Fevereiro Roxo e Laranja", a CBTU-MG destaca a importância da conscientização para a prevenção e diagnóstico das seguintes doenças: lúpus, fibromialgia, mal de Alzheimer e leucemia.
Criado em 2014, o Fevereiro Roxo destaca os cuidados que as pessoas devem tomar na prevenção à fibromialgia, ao Alzheimer e ao lúpus. Todas essas são doenças crônicas, que podem se manifestar a qualquer momento da vida e não possuem cura. Já o Fevereiro Laranja busca conscientizar sobre um dos tipos mais graves de câncer, a leucemia.
As doenças: a fibromialgia é uma doença reumática caracterizada por dor muscular crônica e generalizada podendo evoluir para incapacidade física; o lúpus é um distúrbio crônico que afeta o sistema imunológico fazendo o organismo produzir anticorpos em excesso e provocando inflamações e lesões, que podem afetar os órgãos internos ou somente a pele; o mal de Alzheimer é um transtorno neurodegenerativo de evolução lenta e progressiva, que se manifesta principalmente em pessoas com mais de 65 anos, e a leucemia é uma doença que afeta a medula óssea, quando as células sanguíneas normais são substituídas pelo acúmulo de células doentes.
Prevenção: cada uma das doenças do Fevereiro Roxo e Laranja possuem seus tratamentos e métodos preventivos. Contudo, evitar uso de hormônios, praticar exercícios físicos, manter uma alimentação saudável, evitar o tabagismo e controlar doenças prévias como diabetes, hipertensão e obesidade, são ações que melhoram a qualidade de vida e diminuem as chances de desenvolver essas enfermidades.