A décima edição da série sobre os arredores das estações da CBTU-MG apresenta a Estação Gameleira, inaugurada há 36 anos, em agosto de 1986. Localizada na região oeste da capital mineira, a unidade fica às margens da Via Expressa e próxima à Av. Amazonas, duas importantes linhas de tráfego de Belo Horizonte.
Diariamente, cerca de 4.100 usuários embarcam na Gameleira. O nome da estação foi escolhido em razão do bairro, homônimo, que faz uma homenagem às árvores da família Moraceae, que existiam em abundância na região e ainda estão presentes em seus arredores. Gameleira possui uma passarela que liga as plataformas de embarque e desembarque até o Expominas, sendo o único terminal metroviário na América Latina que está ligada a um centro de eventos. O Expominas é o maior espaço de exposição de Minas Gerais, e está entre os quatro maiores do Brasil, ao lado do Anhembi (SP), SP Expo (SP) e Riocentro (RJ).
A 250 metros da estação, os usuários podem acessar o Hospital Galba Veloso e, em menos de 500 metros, o Hospital Sarah Kubitschek, uma unidade da Rede SARAH de Hospitais de Reabilitação, presente em oito capitais do país.
Além dos centros de saúde, a região da Estação Gameleira abriga dois importantes polos educacionais de Belo Horizonte: a 750 metros, o Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG), instituição que oferece cursos técnicos, de graduações, pós-graduações, e atividades de pesquisa e extensão; e, também a 750 metros, a Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG), unidade Coração Eucarístico, onde se localizam a Biblioteca Central Padre Alberto Antoniazzi e o Museu de Ciências Naturais.
A Estação Gameleira, situada à Rua Conde Pereira Carneiro, 495 e é acesso aos seguintes bairros: Gameleira, Nova Suíça, João Pinheiro, Coração Eucarístico, Minas Brasil, Padre Eustáquio e Dom Cabral.