trem-anima

 

017 23A 11ª edição da série “O Entorno das Estações”, apresenta hoje duas unidades: Calafate e Carlos Prates.

A estação Carlos Prates está situada na região noroeste da capital mineira, no entroncamento da Avenida Tereza Cristina com a Avenida do Contorno, duas importantes vias de tráfego da cidade. Inaugurada em agosto de 1985, a estação carrega o nome do bairro em que está localizada, que, por sua vez, homenageia um engenheiro de minas formado em 1890 pela Escola de Minas de Ouro Preto.

Nos arredores da unidade, encontram-se as Faculdades Estácio de Sá, Metropolitana, de Minas Gerais (FAMIG) e o Centro Universitário Newton Paiva. Além disso, nas proximidades, os usuários têm acesso a centros de saúde, como a Casa de Saúde Oswaldo Cruz, os hospitais Socor, Vera Cruz, São José, Felício Rocho, e a Maternidade Odete Valadares.

Ademais, há diversas delegacias nas adjacências da estação Carlos Prates, dentre outras, as de Atendimento ao Idoso e da Mulher, de Investigação de Furto e Roubo de Veículos e a de Falsificação e Sonegação Fiscal.

Localizada na zona oeste da capital, a unidade Calafate foi inaugurada em agosto de 1986, um ano depois da estação Carlos Prates. Seu nome é uma referência ao bairro em que está situada, e, como a unidade anterior, fica às margens da Avenida Tereza Cristina.

CalafateAtravés da estação Calafate, os usuários têm acesso não só ao bairro de mesmo nome, mas, também, aos bairros Prado, Padre Eustáquio, Barroca, e, ainda, em um raio de  250 metros da estação, à Escola Politécnica de Minas Gerais (Polimg), à Praça Carlos Marques e a um posto do Correios. 

Endereços: a estação Carlos Prates fica na Av. Nossa Senhora de Fátima, 2.875, e a estação Calafate na Rua Guaratã, 1.052, ambas com funcionamento diário das 5h15 às 23h.