trem-anima

 

 

Palestra CBTU

 Palestra dirimiu dúvidas sobre prevenção e tratamento do câncer do colo de útero

 

Com a presença expressiva de mulheres e homens, a palestra sobre prevenção e tratamento do câncer de colo de útero, ministrada pela enfermeira do Projeto de Saúde da Mulher do SESC Alagoas, Lilian Bispo, teve uma grande adesão dos participantes que aproveitaram a oportunidade e fizeram intervenções com muitos questionamentos os quais ajudaram a esclarecer a importância de se investir em saúde e qualidade de vida como o caminho para a prevenção de doenças como o câncer.  

 

A palestra, que ocorreu dia 24 de março, foi organizada pela Coordenação de Recursos Humanos da CBTU Maceió dentro das ações do Março Lilás, período destinado a atividades educativas e informativas sobre câncer de colo de útero, o terceiro tipo de câncer mais comum e um dos três maiores responsáveis pelas mortes entre as mulheres brasileiras, segundo o INCA - Instituto Nacional do Câncer.

 

Colaboradores da CBTU   Colaboradores da CBTU 

À esquerda, o superintendente Carlos Jorge, a palestrante Lilian Bispo, a gerente financeira Orleanes Lira e o coordenador de RH, Sidinei Martins. À direita Wesley Lino da área de informática foi o ganhador do sorteio do ovo de páscoa

 

Durante o encontro, Lilian Bispo relacionou diversos fatores do dia a dia que interferem diretamente na prevenção da doença, tais como: realização de exames periódicos,  cuidado com a saúde mental, a higiene íntima tanto para homens como para as mulheres, qualidade do sono, hábitos de vida com alimentação saudável, exercícios físicos, além de evitar o tabagismo e o álcool. 

 

A palestrante informou que o câncer de colo de útero é causado pelo vírus HPV - sendo mais comum na faixa etária entre 25 a 64 anos, que há prevenção, tratamento e cura. Lembrou da importância que o sistema imunológico exerce na nossa saúde, deixando as pessoas com imunidade baixa mais vulnerável à doença. “É importante salientar também que o câncer costuma ser silencioso, sem sintomas quando está no estágio inicial, daí a necessidade de se realizar exames periódicos”, disse Lilian. 

 

Ficar alerta a alguns sintomas nas mulheres como sangramento vaginal anormal, secreção vaginal incomum, dor na relação sexual, dor pélvica, dentre outros ajuda na detecção da doença. Usar preservativo, realizar os exames citológicos anualmente, além da vacinação são algumas das atitudes que ajudam na prevenção.

 

Palestra na CBTU

 Tema interessou homens e mulheres

 

O Serviço de Saúde da Mulher do Sesc oferece citologia e mamografia gratuitas, e disponibiliza o telefone 2123-2439 para mais informações. 

 

Maceió, 27 de março de 2023.

 

Ana Cristina de Moraes Sampaio

Assessora de Comunicação

Comak - CBTU Maceió

BettingRating.in is Best Online Casinos list at India!