trem-anima

 

 
As subestações de energia da Linha Centro do Metrô do Recife receberam novos Transformadores de Potencial – TPs. A ação de modernização envolve as áreas Coordenação Operacional de Sistema Elétrico – COELI; a Gerência Operacional de Sistemas Fixos e Via Permanente – GOSIP; e a Gerência Regional I de Manutenção – GIMAN.  O serviço teve início no dia 18 de abril e se encerrou no domingo, dia 19 de maio.
 
Os novos equipamentos, que foram adquiridos em 2023 e chegaram à CBTU há três meses, são transformadores a seco, de manutenção mais simples. Eles substituíram os transformadores a óleo, cuja manutenção é mais difícil e são sujeitos a explosões. As Subestações que receberam os novos TPs foram: Ipiranga, Rodoviária, Jaboatão, Coqueiral e Recife.
 
 
“A COELI é a responsável pela manutenção dos Sistemas Elétricos da STU-Rec. Observamos que a manutenção dos Transformadores de Potencial das subestações retificadoras se tornou cada vez mais difícil devido ao tempo de uso dos equipamentos. Os novos TPs são essenciais aos sistemas de supervisão e proteção das subestações, proporcionando assim uma maior confiabilidade e disponibilidade dos sistemas de energia de tração aos trens”, explica o gestor do contrato e engenheiro da COELI, Tibério Araújo. E continua agradecendo “o apoio do coordenador, Ednaldo Rogério, do engenheiro da COELI, Bruno Andrade, do supervisor, Antônio Neto e de toda a equipe do Restabelecimento”.
 
Segundo o gerente operacional de sistemas fixos e via permanente - GOSIP, Rafael Teixeira, “ao longo do tempo as subestações foram perdendo suas características técnicas por falhas irreparáveis nos equipamentos ou por obsolescência tecnológica. Com esse investimento estamos recuperando as características originais com atualização da tecnologia”. E continua, “a substituição dos transformadores é um avanço e faz parte de um planejamento maior de recuperação da potência e proteção do sistema elétrico do Metrô do Recife”.
 
“Este primeiro investimento é o primeiro passo, que considero muito importante, para requalificação das nossas subestações; um motivador para nossa equipe, porque iniciamos as reformas necessárias para recuperação do nosso sistema”, afirma o gerente regional de manutenção - GIMAN, Adalberto Nunes.
 
https://fortune-rabbit.top/ Trade cryptocurrencies with confidence on Uniswap. Start trading now.