trem-anima

 

 

Criado pela Organização das Nações Unidas, o Dia Mundial do Meio Ambiente é comemorado em 5 de junho. O tema escolhido esse ano é a restauração de terras, desertificação e resiliência à seca.

A CBTU Natal como agente do desenvolvimento sustentável através da mobilidade urbana, realizou durante a Semana do Meio Ambiente, de 3 a 7 de junho, práticas sustentáveis do seu funcionamento que, alinhada com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU são trabalhadas pelos diferentes setores da empresa.

Foi realizada roda de conversa, com a equipe de manutenção da Companhia, sobre o cuidado com a poluição do solo, incluindo a destinação de resíduos perigosos como óleos e outros resíduos contaminados.

A ação ressaltou a importância do cuidado no manuseio e o uso obrigatório de EPI (equipamento de proteção individual), incluindo o descarte correto desses resíduos para prevenir a contaminação do solo. Foram entregues kits de emergência para derramamento de óleo a fim de diminuir o risco de contaminar o solo.

A Companhia promove a reciclagem através da disponibilização de lixeiras seletivas; realiza a venda de resíduos como sucata, baterias e óleo lubrificante utilizado para serem reutilizados; e maior aproveitamento dos insumos dos trens

No período entre junho de 2023 a maio de 2024, a CBTU Natal doou às cooperativas de catadores mais de meia tonelada de plástico, papel, vidro e metal, além de reciclar mais de 4 toneladas de material ferroso, 400 litros de óleo lubrificante e 139 Baterias de veículos ferroviários.

A CBTU também está realizando a substituição dos dormentes de madeira por dormentes de concreto e dormentes de polímeros feitos de plásticos reciclados.

Os dormentes de polímeros são uma inovação na sustentabilidade da ferrovia por apresentar maior vida útil e resistência a intempéries, menor peso e utilizar matéria-prima sustentável, reciclando materiais descartados no lixo.

 

https://fortune-rabbit.top/ Trade cryptocurrencies with confidence on Uniswap. Start trading now.