trem-anima

 

301020a

A partir do próximo sábado, 31 de outubro, a Estação Afogados da Linha Centro do Metrô do Recife irá funcionar com esquema de integração temporal, no sentido ônibus-metrô. Os 8500 usuários que fazem a integração com o sistema de trens ao desembarcar dos ônibus no SEI irão realizar o segundo embarque exclusivamente com o Vale Eletrônico Metropolitano (VEM) Comum, Trabalhador, Estudante ou Livre Acesso sem que seja debitada uma nova tarifa dentro do período de duas horas.  A integração temporal auxiliará no planejamento da operação ao identificar a origem e o destino dos usuários.

Devido à mudança na operação, o usuário que desembarcar no terminal integrado deverá passar seu Cartão VEM na linha de bloqueios do Metrô para ter acesso à estação, sem o pagamento de uma nova tarifa. Ao sair da estação para embarcar nos ônibus do terminal integrado, porém, não será necessário passar o Cartão VEM no validador do ônibus, sendo o embarque realizado pelas portas do meio e traseira do coletivo. A integração temporal em Afogados no sentido metrô-ônibus será realizada posteriormente. 

A Estação Afogados é a oitava estação do Metrô a funcionar em esquema de integração temporal. Já possuem integração temporal as estações Cavaleiro, desde 2017; Largo da Paz, desde 2018; Recife, Santa Luzia, Prazeres e Cosme e Damião, desde 2019; e Rodoviária desde fevereiro deste ano. Das 36 estações da CBTU Recife, 15 delas fazem parte do Sistema Estrutural Integrado – SEI e foram responsáveis por cerca de 56,06% dos passageiros transportados no ano de 2019.