trem-anima

 

Projetos Sociais

A CBTU preza pela qualidade de vida e promove junto à população projetos que visam a redução no número de acidentes envolvendo o seu sistema, além de investir em conhecimento e lazer, com responsabilidade social.

 

Livros Sem Fronteiras

O projeto "Livro sem Fronteiras” tem por objetivo desenvolver o hábito da leitura junto à população, dispondo livros para empréstimo mediante cadastro. Em atividade desde 2011, o projeto é fruto de uma parceria entre a CBTU e a ONG Atitude Cooperação. Três bibliotecas estão à disposição dos usuários, sendo uma itinerante e duas fixas, localizadas nas estações ferroviárias do Bom Pastor e de Natal.

 

 

CBTU nas Escolas

O “CBTU nas Escolas’” promove ações desde 2008, tendo como principal foco os alunos de instituições de ensino localizadas nas proximidades da linha férrea. A equipe da Companhia visita diversos centros educacionais, prestando um serviço de orientação às crianças que assistem às palestras. O principal intuito das ações é disseminar condutas seguras que cada um deve adotar diante do sistema ferroviário, incitando o cuidado com o bem público e o zelo pela vida. As crianças têm papel fundamental no projeto, já que a educação dos usuários do futuro é essencial para constituir um sistema ferroviário cada vez mais seguro.

 

 

Trem das Crianças

Para comemorar com animação o dia das crianças, a CBTU-Natal criou o “Trem das Crianças”. Este projeto, que completa quase 10 anos de atividade, abrange cerca de 500 crianças por ano, na faixa etária de 4 a 12 anos, com a intenção de fortificar a boa relação dos futuros usuários com o sistema de trens urbanos da cidade. A CBTU-NATAL se empenha, a cada nova data, para relembrar os jovens, de forma descontraída, os ensinamentos repassados nas palestras do projeto “CBTU nas escolas”.

 

 

Trem Natalino

O “Natal Solidário nos Trilhos” foi criado com o intuito de estreitar a relação das comunidades lindeiras com a CBTU, por intermédio das crianças matriculadas nas escolas dessas localidades.  A ideia é reforçar as orientações sobre a importância da preservação do trem, do cuidado que se deve ter ao usá-lo e da necessidade de zelar pela preservação do patrimônio público. Promove, ainda, a integração da comunidade com os empregados da Companhia através de ações solidárias desenvolvidas no período natalino.

 

 

Outros

A CBTU participa e apoia eventos que visam integrar a sociedade a atividades educativas que promovam a saúde e o bem estar da população.  Associações de idosos, ONGs e instituições sem fins lucrativos estão entre os grupos que participam das ações apoiadas pela Companhia – passeios culturais, palestras educativas, feiras e eventos. Desde 2010, o público pode conhecer um pouco mais do trabalho socioeducativo desenvolvido pela CBTU, através de um estande disposto no projeto Ação Global. Em 2013, a Companhia inovou e levou não só a informação aos cidadãos, como também prestou o serviço de emissão de carteiras pessoais para o passe livre, garantindo a gratuidade aos portadores de necessidades especiais e aos idosos na utilização do transporte ferroviário da Grande Natal.