trem-anima

 

 

Em homenagem a março, Mês da Mulher, a CBTU realizou  palestra sobre “Prevenção do Câncer de Colo de Útero e Endometriose”, ministrada pela médica Raianne Bispo, ginecologista formada pela Ufal e mestrado na Unifesp, nesta terça-feira (26). 

 

O tema foi apresentado para os funcionários e funcionárias da empresa para informar e alertar sobre a importância da prevenção. A abordagem desta palestra demonstra a relevância do tema do câncer do colo de útero e endometriose principalmente para as mulheres. Para se ter uma ideia, de acordo com dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA) , em 2021, o câncer de colo de útero ficou em quarto lugar entre os que mais matam mulheres no País. Até final de 2025, está previsto que serão mais 17 mil novos casos de mulheres diagnosticadas, conforme informações do Ministério da Saúde. 

Médica Raianne Bispo palestrando sobre Prevenção Contra o Câncer de Colo de Útero e Endometriose

 

Prevenção 

A forma de prevenção para o câncer é através da realização do exame preventivo papanicolau. 

Sobre a endometriose, a palestrante apresentou quais exames de prevenção, as vacinas a serem tomadas e os sinais que podem caracterizar a doença. Além disso, houve também abertura para tirar as dúvidas dos participantes, que demonstraram muito interesse para conhecer mais sobre o tema e se informar. 

Equipe reunida com a palestrante

Para a médica Raianne Bispo, este entusiasmo “é maravilhoso, pois a conscientização e o conhecimento são sempre muito importantes para que nós possamos nos prevenir contra essas doenças que acometem tantas mulheres na nossa sociedade”. 

Ela ressalta que a disseminação de conhecimento acerca do tema proporciona uma geração de mulheres mais preparadas para o enfrentamento de qualquer doença. 

 

Segundo Adriana Palmeiras, assistente executiva da Coordenação de Recursos Humanos (COREH), foi muito bom ter aproveitado o conteúdo repassado, adquirindo mais informações acerca das doenças, “É um tema fundamental para as mulheres, principalmente conhecer as formas de prevenção. Eu sabia  apenas o básico sobre o câncer de colo de útero e a endometriose e, hoje, consegui tirar todas as minhas dúvidas e ainda descobrir  outros dados como a vacina nonavalente contra o vírus do HPV”.

A palestra foi realizada em parceria com a GEAP Saúde e MedRadius.

Maceió, 26 de março de 2024.

 

Lívia Protásio 

Estagiária de Jornalismo 

 

 

Ana Cristina de M Sampaio

Supervisão

MTB 22.870 (SP)

 

COMAK | CBTU Maceió

 
 
BettingRating.in is Best Online Casinos list at India!