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Sempre em busca da proficiência operacional, a CBTU, em 2014, aumentou em, aproximadamente, dez milhões o seu número de usuários em relação a 2013, com uma média de 600 mil passageiros por dia útil.

 

Ainda com referência a 2014, foram transportados mais de 180 milhões de passageiros através dos seus cinco sistemas de trens urbanos situados em Belo Horizonte, Recife, João Pessoa, Natal e Maceió, todos subordinados à Administração Central, no Rio de Janeiro.

Merecem destaque a majoração da demanda do sistema de Recife, alcançando o patamar de 110 milhões de passageiros/ano, assim como a de Belo Horizonte, que transportou cerca de 65 milhões de usuários aos seus destinos. Os sistemas de Natal, Maceió e João Pessoa transportaram, juntos, mais de 450 mil passageiros/mês.

 

Ao longo dos seus 31 anos de atividade, a companhia se orgulha de ter provido o transporte de mais de 6,9 bilhões de usuários (dados apurados até 31 de dezembro de 2014), de maneira segura, eficiente e de qualidade, priorizando as pessoas como o seu maior ativo.

Pela sua natureza estruturante, os trens, metrôs e veículos leves sobre trilhos da CBTU recebem passageiros dos mais diversos modos de transporte, garantindo acessibilidade e mobilidade dos brasileiros residentes nos 17 municípios por ela atendidos nas regiões metropolitanas onde opera.

Esse resultado evidencia a sua preocupação permanente, desde a sua criação, com a organização e o planejamento de suas estruturas organizacionais, com a adoção de uma forma de gestão integrada, ética e socialmente responsável nas suas atividades e nas relações com os seus públicos de interesse, visando à minimização dos impactos negativos no meio ambiente e na comunidade. Exterioriza-se de forma patente por meio da definição de formas mais eficientes de produção, da racionalização do uso de recursos naturais, da promoção da cidadania, da preservação dos direitos humanos, do respeito às diferenças humanas e culturais, de forma a contribuir para o desenvolvimento sustentável e para a redução da desigualdade social.

A companhia igualmente assume como compromisso a oferta, a seus usuários, de ações e programas que amplifiquem o acesso a bens culturais além dos ambientes convencionais, acreditando na melhoria da gestão pública, tendo com sustentáculo a interação social, através da prestação de serviços de forma isonômica, contínua e eficiente.

Através de campanhas educativas e de utilidade pública, e de projetos culturais e de inclusão social, a Companhia declara, de forma incontestável, a sua responsabilidade de se aproximar das comunidades lindeiras onde opera. Destacam-se, neste aspecto, os projetos Rádio CBTU, Estação Poesia - Parede Poética, Trem da Criança, Trem Beneficente da Fartura e Trem do Forró, em João Pessoa; Biblioteca Estação Leitura, Bastidores do Metrô, Quarta Cultura, Cidadão do Futuro, Estação Sensorial, Estação Terceira Idade, Liga da Economia, Dia Mundial da Água, Projeto Cerca Viva, entre outras, em Belo Horizonte; Semana da Cidadania e Estação Arte, em Recife; Natal Lindeiro e Natal Feliz, em Maceió; e Livro sem Fronteiras, CBTU nas Escolas, Trem da Criança e Trem Natalino, em Natal.

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