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041115dA CBTU ganhou destaque no congresso “GO SMART – GO RAIL” (Vá inteligente – Vá de trem), promovido pela UITP (União Internacional de Transportes Públicos), no dia 28 de outubro, em Munique, Alemanha, com o trabalho “Renaissance of three passenger railways in Brazil” (O ressurgimento de três sistemas de trens de passageiros na região nordeste do Brasil). Os empregados Bernardo Medeiros e Flávio Mota, da CBTU/AC, apresentaram o trabalho para mais de duzentas pessoas de 32 países de todos os continentes, e cerca de 100 grandes empresas de diversas partes do mundo. Nos três dias de evento, 28 a 30/10, foram discutidos temas como: metrôs, VLTs, transporte regional e suburbano sobre trilhos, integração nos transportes, segurança, serviços aos usuários, manutenção, energia, grandes projetos ferroviários, financiamento e as expectativas para as ferrovias no futuro.

 

“O ressurgimento de três sistemas de trens de passageiros na região nordeste do Brasil”, selecionado pela UITP, foi a única apresentação a representar não só o Brasil, mas toda a América Latina no evento. Flávio e Bernardo mostraram todo o trabalho implementado e a consequente recuperação dos sistemas da CBTU em Maceió, João Pessoa e Natal, que por muito tempo estiveram ameaçados de extinção. As ações de reversão da extinção foram técnicas e institucionais. Começaram em 2003, com o desenvolvimento de um projeto de equipamento de Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) padrão, no qual participaram a indústria metroferroviária brasileira e organismos de fomento e financiamento, visando à criação de padrões mínimos de trens leves adequados à realidade brasileira e ao incentivo à indústria nacional.

 

Implemento dos trens nas cidades                                            

 


Entre 2005 a 2008, outra ação importante foi a criação de uma série de seminários chamada “A cidade nos Trilhos”, com participação em 16 cidades que possuem transporte metroferroviário e, principalmente, nas cidades onde a CBTU tem os seus sistemas. O foco da discussão era o transporte urbano e o desenvolvimento das cidades: questões de transporte, cidadania, trânsito, inclusão social, mobilidade e acessibilidade, como também o crescimento urbano sustentável. Nesses eventos, participaram autoridades federais, estaduais e municipais, responsáveis pelo transporte urbano dos estados e municípios, além de representantes da indústria metroferroviária, do meio acadêmico, da imprensa e de organizações não governamentais, de forma que esse assunto se tornou amplamente debatido com órgãos e formadores de opinião influentes no setor.  

 

A partir de 2007, foram feitas ações técnicas, tais como estudos de viabilidade econômica e social nas regiões de Natal, João Pessoa e Maceió, demonstrando a importância e o potencial de cada sistema nas suas respectivas localidades e sua capacidade de atuar como eixo estruturador de transporte. Esses estudos foram transformados em cadernos técnicos, usados pela Diretoria da CBTU junto ao poder Executivo e Legislativo, na intenção de obter apoio e recursos para a modernização desses sistemas de trens, aquisição de material rodante novo e recuperação de suas infraestruturas, inclusive junto ao Programa de Aceleração do Crescimento – PAC.

Essas ações foram fundamentais para tornar realidade a reversão e o renascimento desses sistemas.Em consequência, foram alocados recursos para aquisição de VLTs e locomotivas, modernização da via permanente, estações, sinalização e telecomunicações.

 

Ações Integradas

 

041115eComo resultado, o trabalho mostra que, em 2008, por ação de emenda parlamentar, foi aprovada a aquisição de oito VLTs para o sistema de Maceió. Em 2012, pelo PAC Equipamentos, foi aprovada a aquisição de 12 VLTs e duas locomotivas para Natal e oito VLTs para João Pessoa. Finalmente, em 2014, pelo PAC Mobilidade, foram aprovados os recursos esperados para a modernização total de todos esses sistemas.

 

Segundo os palestrantes Bernardo e Flávio, o trabalho apresentado mostra que, ao longo de 10 anos, foram realizadas ações integradas por diferentes administrações da CBTU, visando à preservação e modernização dos sistemas de Natal, João Pessoa e Maceió. Eles concluíram que: “a principal lição aprendida é que a persistência, a criatividade e o planejamento adequado propiciaram o salvamento da extinção de três ferrovias importantes e fundamentais para as suas regiões, pelas suas características sociais e pelo potencial econômico”.

 

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