trem-anima

 

 

O Analista de Gestão da CBTU João Pessoa, Lucian Pereira, é um dos finalistas do 3º Prêmio de Tecnologia e Desenvolvimento Metroferroviários ANPtrihos-CBTU. Com o artigo “Avaliação da implantação de um sistema de energia solar na Cia. Brasileira de Trens Urbanos de João Pessoa/PB: Análise da viabilidade econômica a partir de métodos quantitativos e projeções de cenários”, ele irá concorre ao prêmio de R$ 5 mil, no dia 13 de setembro, na 22ª Semana de Tecnologia Metroferroviária da Associação dos Engenheiros e Arquitetos do Metrô (AEAMESP).

De acordo com Lucian, a pesquisa do artigo começou quando ele analisou a conta de energia elétrica da CBTU João Pessoa e observou que o alto valor poderia ser reduzido se utilizasse uma energia renovável. “A energia elétrica mensal representa um custo anual de cerca de 200 mil reais, utilizada para as operações das áreas administrativas, estações, via permanente e oficina. Esse custo anual, aliado com as perspectivas de aumento das tarifas permitem trazer para debate a necessidade de adoção de medidas que ajudem a otimizar o consumo de energia na empresa, seja por uma questão ambiental ou financeira” afirmou.

Diante desse cenário, ele buscou avaliar a viabilidade econômica e financeira da adoção de uma alternativa sustentável e que vem ganhando destaque no mundo: os sistemas fotovoltaicos para geração de energia solar. Para tal, além dos conceitos relacionados à energia solar, apresentou uma breve análise dos aspectos técnicos das células fotovoltaicas e as possibilidades para análise da viabilidade a partir do prisma econômico-financeiro.

Lucian Pereira ficou muito feliz com a aprovação do projeto e tem a perspectiva de colocá-lo em prática futuramente. “Quando soube que estava entre os finalistas foi uma alegria enorme, pois não esperava. Mas agora pretendo representar bem a nossa unidade de João Pessoa, com um projeto que está alinhado com a crise atual do país, que visa a economia da energia. E essa análise irá ajuda a nossa empresa e toda a sociedade que pode tomar consciência das possibilidades da energia renovável”, completou Lucian.

BettingRating.in is Best Online Casinos list at India!