trem-anima

 

 

170117a

A CBTU Recife começou a operar ontem (16), de forma experimental, um vagão exclusivo para mulheres em sua Linha Centro. O vagão feminino foi adesivado e está circulando nos horários de pico (das 6h às 8h30 e das 17h30 às 19h30) com a presença de cinco seguranças que estão orientando os homens a procurarem o vagão seguinte.

Pesquisa realizada pela CBTU Recife contabiliza que 56% dos passageiros do metrô pernambucano são mulheres. Usuárias que já utilizaram o vagão aprovaram a mudança. “O vagão feminino foi uma ótima inciativa”, diz Waleska Pereira que utilizou o vagão ontem em companhia do filho de 5 anos.

A usuária Conceição Maciel fez questão de estar presente na primeira viagem do “vagão rosa” como está sendo chamado. “Já tinha visto os exemplos no metrô do Rio de Janeiro e São Paulo e achei interessante para Recife”, declara Conceição.

Segundo o superintendente da CBTU Recife, Leonardo Villar, “temos um projeto-piloto que estamos testando por 15 dias. Algumas cidades brasileiras já possuem vagões femininos há alguns anos e a aceitação é boa. Precisamos testar e ver os ajustes necessários”.

A CBTU Recife lembra que não há obrigatoriedade do uso do vagão pelas mulheres, que poderão optar por utilizá-lo ou não, e que esse ao final do período de testes a continuidade e ampliação do projeto serão avaliados.

BettingRating.in is Best Online Casinos list at India!