trem-anima

 

 

No dia Mundial sem Tabaco, a CBTU João Pessoa promove uma série de atividades envolvendo colaboradores e usuários do sistema de trens. A iniciativa é uma parceria entre o IBRAPP e a Secretaria de Estado da Saúde da Paraíba (Ses), por meio do Núcleo de Doenças e Agravos Não Transmissíveis (Ndants), que realizam vários serviços de saúde, na Área de Convivência da Estação João Pessoa, nesta quarta-feira, 31, das 8h30 às 12h.

Entre os serviços disponibilizados, são ofertados verificação de pressão arterial, com orientações; teste de glicemia; testes exclusivos para fumantes: Peak Flow (avaliação respiratória); Fagerstrom (avaliação do grau de dependência à nicotina); orientações sobre produtos e ambientes livres do tabaco e distribuição de material educativo.

Tratamento – Na Paraíba, existem vários Centros de Referência para Tratamento dos Fumantes, onde eles podem buscar apoio para se livrarem do vício em nicotina. O serviço é oferecido em Unidades Básicas de Saúde; em Centros de Atenção Psicossocial (Caps) e Centros de Atenção Integral à Saúde (Cais). Em alguns casos, os pacientes abandonam o cigarro com menos de um mês de acompanhamento.

Em João Pessoa, o atendimento aos fumantes é feito nos Cais do Cristo, Mangabeira e Jaguaribe; no Centro de Saúde de Mandacaru e nos Caps AD III David Capistrano, no bairro do Rangel e Caps AD III, na Torre. Os Caps funcionam 24 horas, incluindo sábados, domingos e feriados.

Dados – De acordo com estimativas do Ministério da Saúde, a Paraíba possui hoje 453.546 fumantes e, destes, 92.197 estão em João Pessoa. Este ano, 153 pessoas morreram em virtude do câncer de pulmão. Em 2016, foram 405 óbitos, pela mesma causa e em 2015, foram 422 mortes.

31052017b  31052017d

 

 

BettingRating.in is Best Online Casinos list at India!