trem-anima

 

 

220322ac01Nesta sexta, 18, o diretor-presidente da CBTU, José Marques, e engenheiros da Companhia realizaram uma visita técnica na cidade de Belo Jardim (PE). O ex-ministro da Educação, Mendonça Filho, e o prefeitos Gilvandro Estrela (Belo Jardim), Luciene Laurentino (Bezerros) e José Maria (Cupira), estiveram presentes durante o evento, que teve como objetivo avaliar a viabilidade de um trem turístico na cidade e alinhar a implementação do projeto Trem Cultural.  

“A CBTU está disposta a prestar todo apoio técnico necessário  para qualquer projeto ferroviário no Brasil, seja ele com fins turísticos, culturais, ou de transporte de passageiros”, declarou o diretor-presidente da CBTU, José Marques. Após visitar trechos da antiga ferrovia local, ele afirmou que há forte viabilidade técnica e econômica para ter um trem, de percurso de aproximadamente dez quilômetros, para desenvolver o turismo da região.

O ex-ministro da Educação, Mendonça Filho, agradeceu a presença do diretor-presidente da CBTU e equipe em visita técnica na cidade. “As doações de vagões pela CBTU, que serão utilizados para centros culturais, e o projeto que estamos querendo desenvolver de um trem turístico são ações importantíssimas do ponto de vista cultural, social e econômico para o interior de Pernambuco, especialmente para Belo Jardim”, comentou. 

220322ac03De iniciativa da CBTU, o projeto Trem Cultural visa a doação de carros de passageiros que não podem mais ser utilizados para transporte e locomoção, para serem utilizados para promoção de atividades culturais. Em Belo Jardim, dois carros de passageiros doados ficarão localizados na antiga estação ferroviária local, onde funciona desde 2020 o Espaço Cultural Nelson Ramalho. A prefeitura planeja transformar a estação num polo cultural, no qual um vagão será um centro de exposição fotográfica e audiovisual e o outro será utilizado como local de degustação de culinária local. As prefeituras de Cupira e de Bezerros também receberão carros de passageiros cedidos pela Companhia. 

“A antiga estação ferroviária é um patrimônio histórico que estava literalmente abandonado.  Nós fizemos uma grande recuperação e esperamos que, com essa parceria com a CBTU, consigamos transformá-la num ponto turístico e cultural”, explicou o prefeito Gilvandro Estrela. 

Também participaram da visita, o gerente geral de Estudos e Projetos da CBTU, André Jóia; o gerente operacional de transporte da STU Recife, Carlos Eduardo Buarque; os engenheiros Flávio da Matta (STU Maceió) e Celso Dantas (STU Natal); e o técnico Jurandir Campos (STU Recife).

BettingRating.in is Best Online Casinos list at India!