trem-anima

 

 

Tomar conhecimento sobre a Lei Maria da Penha, ouvir a história da professora cearense que deu o nome a essa lei, após ser vítima de violência doméstica, e ficar paraplégica com um tiro dado pelo próprio marido, e conhecer como funciona o projeto Repense, da Secretaria de Estado de Prevenção à Violência - Seprev, o qual oferece atendimento psicossocial a homens condenados por agressões à mulher, o primeiro “Papo de Ferroviário” - evento do Grupo de Trabalho de Diversidade e Inclusão da CBTU, encerrou março reunindo funcionários de vários setores, na sala de treinamento, na Estação Central.  

 

A palestra ocorreu na última sexta-feira (31), como parte das ações sobre direitos das mulheres, temas que são priorizados no mês de março. O evento contou com a parceria da Coordenação de Recursos Humanos e a Superintendência de Trens Urbanos de Maceió.

 

todos

GT de Diversidade e Inclusão junto às palestrantes convidadas, o superintendente Carlos Jorge e a gerente financeira Orleanes Lira 

 

 

O “Papo de Ferroviário" surgiu da necessidade de promover rodas de conversas e tratar de assuntos importantes dentro da empresa, de uma forma leve e acessível. Foi desse jeito que, após uma breve apresentação da analista de comunicação, Ana Cristina Sampaio, e da fala de abertura do superintendente Carlos Jorge, houve a transmissão de um vídeo simples, porém didático e educativo, em relação à desigualdade salarial entre homens e mulheres, que apesar de ser inexplicável do ponto de vista de direitos, ainda é uma realidade em nossa sociedade. 

 

palestrsa

Palestrantes da Seprev ressaltam a importância da Lei Maria da Penha

 

 

De acordo com dados do IBGE, a diferença na remuneração entre os gêneros que vinha em queda até 2020, voltou a subir no Brasil e atingiu 22% em 2022. Conforme dito no evento pelo GT, “para se ter uma ideia, uma brasileira hoje recebe em média 78% do que ganha um homem na mesma função, na mesma atividade profissional. A situação se agrava ainda mais, considerando a diferença entre os vencimentos recebidos por uma mulher negra em comparação com um homem branco para a mesma atividade”, informações que deixaram muitos ferroviários surpresos, haja vista que isso não ocorre quando se trata da mesma função em concurso público. 

 

Recuperação 

 

As palestrantes da Seprev, as advogadas Larissa Coutinho e Juliana Bastos, a assistente social Hilleana Lucas e a psicóloga Caroline Vieira fizeram uma apresentação com informações de quem enxerga de perto a realidade causada pelo machismo, responsável pelo desrespeito e desestruturação familiar para mulheres e seus filhos que sofrem com a violência doméstica e psicológica dentro da própria casa, lugar que deveria ser seguro e amoroso. 

 

público

Funcionários da CBTU se reúnem para o primeiro Papo de Ferroviário

 

 

Foi ressaltado também que a violência doméstica apresenta um ciclo que se repete e vai cada vez mais se intensificando podendo chegar até o feminicídio, que se caracteriza pelo assassinato de mulher ou jovem do sexo feminino motivado por violência doméstica, ou por menosprezo ou discriminação à condição de mulher. 

 

cjj

Superintende Carlos Jorge faz a abertura do evento

 

 

E por último explicaram a importância do Projeto RePense, uma parceria da Secretaria de Estado de Prevenção à Violência (Seprev), Ministério Público Estadual (MPE), Defensoria Pública Estadual (DPE) e Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/AL), o qual visa promover o atendimento psicossocial e educacional a homens acusados de violência doméstica e familiar. “É uma alternativa para reduzir a pena dos acusados, e tentar garantir que não voltem a cometer o mesmo erro em sociedade, a partir do momento em que tomam consciência da gravidade do crime que cometeram”, disse a assistente social Hilleana Lucas.

 

Felicitações 

 

Para fechar com chave de ouro o encerramento do mês, houve o momento de comemorar o novo ciclo dos funcionários que fazem aniversário entre janeiro e março, com direito a parabéns com bolo e guaraná.  



aniver

Aniversariantes dos meses de janeiro, fevereiro e março

 

 

 

Maceió, 03 de abril de 2023. 





Letícia Karine 

Estagiária de Jornalismo 

 

Assessoria de Comunicação - COMAK

BettingRating.in is Best Online Casinos list at India!