trem-anima

 

 
 
Entre os dias 24 e 25 de outubro, cerca de trinta gestores e líderes da Administração Central da CBTU puderam obter conhecimentos sobre dois temas fundamentais para qualquer empresa: gestão de projetos e do tempo. Terceiro e último módulo da chamada Jornada de Líderes, o curso foi realizado no IBMEC DF e ministrado por Jody Filho, que atualmente gerencia o Escritório de Planejamento e Projetos Estratégicos do Banco de Brasília. 
 
“A Jornada de líderes encerra com um tema de grande relevância para o momento em que estamos vivenciando, o de construção do planejamento estratégico 2024-2028. O conhecimento sobre gestão de projetos adquirido nestes dois dias, somado ao que foi trabalhado nos módulos anteriores devem agregar bastante para o bom exercício de liderança nas próximas etapas de desenvolvimento do nosso trabalho”, afirma Érica Mendonça, gerente técnica - Orçamento e Gestão (GEORC). 
 
Segundo Adriana Bressanin, gerente técnica Desenvolvimento de Recursos Humanos (GEDES), a gestão de processos e do tempo desempenham papéis fundamentais no sucesso de qualquer empresa. Ela destaca que, para os gestores, a capacidade de liderar, planejar e executar tarefas de forma eficiente é de importância crucial, e isso só se torna possível por meio da adoção de uma abordagem estruturada e eficaz. “Ao otimizar os processos internos, os gestores não apenas aprimoram a eficiência operacional, mas também elevam a qualidade dos produtos e serviços oferecidos, ao mesmo tempo em que fortalecem sua capacidade de tomada de decisões informadas. Além disso, a gestão adequada do tempo permite que os gestores sejam mais produtivos, reduzam o estresse associado às suas funções e liderem de maneira mais eficaz”, explica.
 
No total, ao longo dos três módulos, os gestores receberam 48 horas de capacitação na trilha de aprendizagem para líderes desenhada pela GEDES. O primeiro módulo, realizado em 20 e 21 de junho, teve como tema "Gerenciamento e liderança: tipos de poder, papéis do líder, autoconhecimento, autodesenvolvimento, e inteligência emocional". Já o segundo, ministrado entre os dias 22 e 23 de agosto, abordou a gestão de pessoas: comunicação, delegação de tarefas, gestão de conflitos, cultura de feedback, diversidade e desafios da liderança atual.
 
Jornada de líderes na STU Recife
Neste mês de outubro, a iniciativa de capacitação de líderes também ocorreu em terras pernambucanas. Duas turmas de gerentes e coordenadores da CBTU participaram da Jornada de Desenvolvimento de Líderes, nos dias 10 e 19 de outubro, ocorrido no Hotel Luzeiro em Recife. Ministrado pela couch Gabriela Didier, o curso teve ênfase na autoliderança e desenvolvimento humano. “Finalizamos na semana passada a Primeira Jornada de Desenvolvimento de Líderes, com a segunda turma, onde tivemos apresentação de um rico conteúdo de auto liderança e liderança de equipes. Saímos com muita informação e prontos a colocar em prática novos modelos de gestão. Agradeço a participação de todos os gestores, e estaremos sempre buscando desenvolver e incentivar a busca do conhecimento pelo melhor ambiente de trabalho e melhoria dos indicadores de desempenho”, finaliza a superintendente do Metrô do Recife, Marcela Campos.
 
 
BettingRating.in is Best Online Casinos list at India!