trem-anima

 

 
Editoriais de moda, cenários para vídeos, filmes e reportagens, para álbum de casamento, noivado e formatura  são algumas das atividades que costumam solicitar a  utilização das dependências da Estação Central da CBTU Maceió, a qual tem uma arquitetura considerada patrimônio histórico. Um desses pedidos chamou a atenção pelo contraste da proposta: o ensaio fotográfico ressaltando a delicadeza de uma bailarina em meio a dureza dos ferros dos trilhos com a força e aspereza do trem. 
 
Luana Lins, a primeira alagoana formada pela Escola de Ballet Bolshoi
Com essa ideia, o médico psiquiatra João Facchinetti, que também se dedica à fotografia, se inspirou e materializou o desejo tendo como resultado o ensaio fotográfico da modelo e bailarina Luana Lins, a primeira alagoana formada pela Escola de Ballet Bolshoi, que fica em Moscou, capital da Rússia, uma das escolas de dança clássica mais renomadas do mundo. 
 
 
No cenário das dependências internas da Estação Central, na plataforma, nas proximidades dos trilhos de ferro,  além de aproveitar a beleza exótica e secular da Maria Fumaça, uma locomotiva alemã que pertence à CBTU, fabricada em 1929,  o fotógrafo e a bailarina transformaram o cenário diário de uma estação de trem num projeto fotográfico em preto e branco no qual predominam a leveza, a fluidez, a beleza e a delicadeza dos movimentos do ballet, tendo o contraste no fundo a imagem da força, da aspereza e da dureza do ferro e do trem, humanizando o ambiente da ferrovia.
 
Bailarina posa dentro da Maria Fumaça
João Fachinetti conta que a fotografia é o seu braço artístico por meio do qual consegue exercer a criatividade e colocar em prática a sensibilidade que transparece na imagem e na proposta executada. 
 
O médico psiquiatra, João Facchinetti, que também atua como fotógrafo
 
O resultado deste ensaio fotográfico da série: “Nada é mais delicado que a bailarina”, você pode acompanhar pelo instagram @joaofachinetti 
 
Maceió, 16 de novembro de 2023.
 
 
Ana Cristina de Moraes Sampaio
 
Assessoria de Comunicação 
Comak - CBTU Maceió
 
 
 
 
BettingRating.in is Best Online Casinos list at India!