trem-anima

 

 

 

Aconteceu no dia 15 de abril, na sede da Superintendência de Trens Urbanos de Maceió, o 1º Seminário Interno de Segurança Operacional da CBTU. O evento reuniu os Superintendentes Marcelo Aguiar (Maceió), João Maria Cavalcante (Natal), Wladme Macedo (João Pessoa) e Bartolomeu Carvalho (Recife), além de representantes das áreas operacionais das unidades Maceió, Natal, João Pessoa, Recife, Belo Horizonte e Administração Central.

 

Iniciando os trabalhos, o Superintendente da CBTU Maceió, Marcelo Aguiar, anfitrião do evento, deu as boas vindas aos presentes e ressaltou a importância da união entre todas as unidades da Companhia junto à Administração Central na busca por melhorias nas questões de segurança operacional. “Com o crescimento da frota de VLT, aumento de passageiros transportados e ampliação das estações, é essencial mais investimentos e modernização para a área da segurança operacional”, afirmou Marcelo.

 

Maricelma Zapata, Chefe de Gabinete da Presidência da CBTU e coordenadora do Grupo de Trabalho Sobre Segurança Operacional, deu continuidade às explanações informando aos presentes da existência de um grupo de trabalho no Ministério das Cidades para tratar de mobilidade urbana, inclusive com discussões sobre a CBTU. “A Companhia, com a criação do GT Segurança, vem demonstrando preocupação com o tema, viabilizando inclusive a realização do Seminário”, ressaltou Maricelma.

 

Em sequência, Rouseland Melo, da CBTU Maceió; João Lucena, da CBTU Recife; Wladme Macedo e Othomagno dos Santos, da CBTU João Pessoa; Adão Guimarães, da CBTU Belo Horizonte; Flávio Cordeiro e George Pinheiro, da CBTU Natal, fizeram suas apresentações, tratando das características operacionais dos respectivos sistemas, bem como os desafios e propostas para melhorias na segurança operacional. Por fim, Raul Lisboa, da CBTU/AC, apresentou as propostas preliminares geradas pelo Grupo de Trabalho de Segurança Metroferroviária.

 

Todas as apresentações foram alvo de intensa participação dos todos os presentes, resultando em um seminário extremamente proveitoso que, com certeza, contribuirá para o aperfeiçoamento das condições de segurança operacional e patrimonial da CBTU.

 

 

 



FONTE: IMPRENSA CBTU MACEIÓ