trem-anima

 

 

Uma data especial para ser comemorada de forma alegre e participativa. Foi com esse objetivo que aconteceu a 3ª edição do Papo de Ferroviário, que ocorre a cada três meses com o objetivo de discutir temas relevantes para o ambiente corporativo, ao mesmo tempo em que celebra a vida dos aniversariantes e compartilha informações de interesse comum. Especialmente este último foi organizado com uma ação inédita em alusão ao Dia do Ferroviário, em 30 de setembro, com a divulgação dos ganhadores do Concurso da melhor frase sobre O que é Ser Ferroviário. 

 

 

Rouseland Melo, membra do GT de Diversidade e Inclusão, foi a responsável por conduzir o 3° Papo de Ferroviário

 

O encontro contou com uma conversa sobre os impactos da ansiedade no nosso dia a dia, organizada pelo Grupo de Trabalho de Diversidade e Inclusão da CBTU. Um papo que teve muita interação entre a palestrante e psicóloga Riso Alencar e os funcionários. Com certeza, quem esteve presente aprendeu sobre como identificar os sintomas da ansiedade e o que pode ser feito para buscar ajuda. 

 

Psicóloga Riso Alencar comentou sobre a importância de cuidar da saúde mental

 

Com a sentença: “Ser ferroviário é trilhar os caminhos da história com paixão, conectando destinos e transportando sonhos sobre trilhos de dedicação e trabalho árduo”, o estagiário de Direito, Dhomini Gutemberg da Silva Pinto, foi o vencedor do primeiro lugar do Concurso da melhor frase sobre O que é ser Ferroviário. Dhomini recebeu um certificado como reconhecimento e uma cortesia que dá direito a acompanhante para um almoço ou jantar. 

 

    

Ganhadores do concurso da frase, Dhomini Gutemberg e Raquel Gomes, receberam a premiação das mãos do superintendente Carlos Jorge

 

 

Já o segundo lugar ficou com a operadora de máquinas e equipamentos, Raquel Gomes Pereira, e a frase: “Ser ferroviária é vestir a camisa da empresa e, diariamente, realizar meu trabalho com presteza e amor, a fim de levar mobilidade aos usuários da ferrovia”. Raquel também recebeu um certificado de agradecimento e reconhecimento pela iniciativa, além de uma cortesia para almoço ou jantar. 

 

Segundo Dhomini, “participar do concurso foi uma forma de prestar homenagem aos ferroviários, elaborando uma frase que acreditei representar todos eles, de maneira especial”. Para ele, foi incrível conquistar o primeiro lugar e receber uma premiação fantástica. “Acho que o concurso foi uma iniciativa legal porque todos puderam entrar no clima e participar de um jeito diferente”, comemorou.  

 

 

Evento gerou o maior número de participação dos funcionários da CBTU - Maceió

 

A ganhadora do segundo lugar não pode comparecer porque estava em serviço numa outra estação, então recebeu seu prêmio posteriormente e comentou a vitória: “a princípio não quis participar. Mas quando percebi a movimentação e a divulgação do concurso, resolvi me inscrever. Gostei muito da premiação e, sinceramente, não esperava ser agraciada. Mas gostei demais!!!”.

 

Raquel contou que se inspirou num adolescente autista que costuma sempre andar de trem, e se encanta com a locomotiva todas as vezes que viaja. Faz sempre o percurso tirando várias fotos e vibrando com fascínio pelo trem. “Minha frase começou quando observei esse garoto”, disse. 


 

Comissão

 

O concurso teve como avaliadores uma comissão formada por comunicadores da Gerência Técnica de Comunicação da Administração Central da CBTU. Uma das participantes, a jornalista Mayara Ferreira, ressaltou a qualidade das frases, o que dificultou, “no bom sentido”, o trabalho da Comissão na dura tarefa de escolher as duas melhores sentenças. “Tivemos muita conversa e discussão até chegarmos a um consenso. Parabenizamos a todos os participantes, aos vencedores, e a Comak - Coordenação de Comunicação e Marketing pela iniciativa desse projeto”. 

 

Equipe de Comunicação responsável pelo concurso da melhor frase, Gabriela Toledo, Letícia Karine e Cristina Sampaio

 

Para o superintendente de Trens Urbanos de Maceió, Carlos Jorge Cavalcante, reunir os empregados para um momento de celebrações é muito importante, haja vista “que o momento atual tem apresentado diversos desafios para a categoria ferroviária, o que gera muita angústia para os trabalhadores e para nós gestores. Quando conseguimos realizar um espaço de comemoração e integração é muito gratificante. Aproveitamos para parabenizar a toda equipe que forma a CBTU Maceió”, completou.

 

Ademar Passos , presidente do SINFEAL, esteve presente para homenagear os ferroviários

 

 

O encontro também teve a participação dos dirigentes do Sinfeal - Sindicato dos Trabalhadores Ferroviários de Alagoas, que atualizaram a categoria sobre o andamento das discussões sobre o Acordo Coletivo Especial - ACE e outros informes de interesse da categoria. 

 

Aniversariantes dos meses de agosto e setembro

 

 

E para finalizar o dia, e festejar aos aniversariantes e aos ferroviários, a sexta-feira, 29 de setembro, teve parabéns e bolo. 

 

Maceió, 04 de outubro de 2023.

 

Ana Cristina de Moraes Sampaio

Assessoria de Comunicação

Fotografia: Letícia Karine

Comak - CBTU Maceió