trem-anima

 

 
 
Em busca de fortalecer as práticas de governança e estabelecer uma estrutura integrada de apoio à gestão estratégica da Companhia, a CBTU promoveu durante a semana, entre os dias 2 a 5 de outubro, um encontro da Administração Central e as Superintendências Regionais. O evento, que foi realizado na sede administrativa da STU Recife, em Areias (PE), contou em sua programação com temas diversos, como a Lei de Acesso à Informação; orçamento; revisão do Regulamento Interno de Licitação e Contratos (RILC); procedimentos de engenharia; planejamento estratégico, dentre outros. 
 
“O encontro foi bastante proveitoso, sobretudo porque oportunizou conhecer ainda mais a realidade das Superintendências e identificar os pontos que requerem melhoria, além da padronização de procedimentos. Trocas como estas são salutares e enriquecem nossa gestão, porque podemos enxergar um ponto por diversas perspectivas”, afirmou o diretor-presidente da CBTU, José Marques de Lima. 
 
 
Durante o evento, foi realizada, ainda, uma visita técnica na CBTU Recife, voltada para o projeto de gerenciamento de riscos e controle interno. Dentre as atividades, os participantes conheceram os centros de controle Operacional (CCO) e de Monitoramento (CCM), além do Centro de Manutenção de Cavaleiro (CMC). O intuito da visita foi apresentar à empresa Consultoria Módulo Security Sollutions o funcionamento dos sistemas regionais, conhecimento essencial para que as atividades sejam iniciadas. “A compreensão da nossa realidade pela contratada é fundamental para o sucesso deste projeto. A implantação da prática do gerenciamento de riscos e controles internos na estrutura organizacional da CBTU fortalecerá nossas práticas de governança e dará apoio à gestão estratégica da Companhia”, comenta a gerente técnica de Riscos e Processos (GERIS), Paola Braz. 
 
“O projeto de gerenciamento de riscos e controle interno será imprescindível para a Companhia formalizar uma gestão baseada em riscos e aprimorar os controles para responder de forma eficaz”, apontou o diretor-presidente da Companhia, Marques. Ele afirmou, ainda, que a CBTU está avançando para uma gestão moderna, o que é essencial para uma tomada de decisão refletida, cujo foco deve ser os usuários e a adequada aplicação dos recursos públicos. 
 
 
A percepção geral sobre o encontro foi bastante positiva. Anfitriã do evento, a superintendente da CBTU Recife, Marcela Campos, destacou que foi muito produtivo: “Tivemos o prazer de receber durante a semana nosso Presidente, diretoria, gestores da AC e todos os STUs e equipes aqui em Recife. Foram apresentados diversos painéis com assuntos diversos. Uma semana muito proveitosa, que tenho certeza que renderá bons frutos”.