trem-anima

 

 

             Preparar e informar o papel de cada colaborador na implementação do Projeto de Gestão de Riscos e Controles Internos (GR e CI). São com esses objetivos que a CBTU, realiza nesta terça feira, 12, pela manhã às 10h, no Auditório da estação João Pessoa e à tarde, às 15h, na Sala de Treinamento da Oficina de Cabedelo, o seminário que irá apresentar a todos os colaboradores da Companhia, o Plano de Gestão de Riscos e Controle Internos. É obrigatória a participação de todos os empregados, exceto das áreas que não poderão sofrer solução de continuidade.

            O projeto de Gestão de Riscos e Controles Internos está em fase de implantação e será dividido em três fases: a 1ª é a Estruturação, que vai identificar os macrorriscos que afetam os objetivos estratégicos para definir processos e metodologias a serem adotadas pela Companhia; a 2ª será a fase da Implantação com identificação e avaliação de riscos específicos, controles internos e operacionalização do projeto em toda CBTU e a 3ª Acompanhamento e Suporte, onde serão feitos o monitoramento, avaliação e refinamento do GR e CI.

A Gestão de Riscos é um processo sistemático que identifica, avalia e responde as situações invertas; busca assegurar que os objetivos da Companhia sejam alcançados; orienta o compromisso diário do empregado em antecipar e geris riscos. Já Controles Internos são procedimentos e práticas que garantem a confiabilidade das operações e informações. Evitam riscos e garantem que as ações da Companhia estejam alinhadas ás diretrizes e metas.