trem-anima

 

 
Segundo o Centro de Oncologia Oswaldo Cruz, a cada ano no Brasil são mais de 175 mil novos casos de câncer de pele, sendo o de maior incidência e  o mais comum no País. Em cada quatro casos de câncer, um é diagnosticado na pele ou mucosas. Por esta razão que o mês de dezembro também se tornou o Dezembro Laranja, para alertar sobre as formas de prevenção a essa doença, além de ser o mês que inicia o verão, a estação mais quente do ano.
Funcionários da CBTU participam da palestra
Para falar sobre este assunto aos empregados, a coordenação de Recursos Humanos da Superintendência de Trens Urbanos de Maceió realizou, em parceria com a GEAP Saúde, palestra nesta quarta-feira, 13, ministrada pelo enfermeiro especialista, Lázaro Betel da Silva. 
 
Na ocasião, o enfermeiro ressaltou que a exposição solar, o histórico familiar, a idade e a imunidade baixa são fatores de risco, que há formas de prevenção e o índice de cura é bastante alto quando o câncer é descoberto no estágio inicial. 
 
O enfermeiro Lázaro Betel mostra como se prevenir contra o câncer de pele 
De acordo com Lázaro Betel da Silva, “dezembro e a chegada do verão trazem à tona a importância da prevenção contra o câncer de pele, ainda mais considerando que teremos um dos verões mais quentes dos últimos anos”, disse. E completou: “o câncer de pele é o que tem os dados mais alarmantes perante os outros, inclusive de morte, por isso se faz necessário esse espaço de diálogo com os colaboradores da CBTU, principalmente considerando que aqui no Nordeste temos sol o ano inteiro”.
 
Maceió, 13 de dezembro de 2023.
 
Ana Cristina de Moraes Sampaio
Assessoria de Comunicação 
Fotos: Gabriela Toledo
Comak - CBTU Maceió