trem-anima

 

 
O Metrô do Recife recebeu durante todo o dia de hoje, 12, a visita dos representantes do Conselho de Administração da CBTU – CA. Estiveram presentes a presidente do CA, Elisa Alves; a secretária-executiva, Kelli Mafort; e os membros Márcio Gea e Cirano Lopes de Oliveira. Eles foram recepcionados pelo diretor-presidente da CBTU, José Marques; pela superintendente da STU Recife, Marcela Campos; pelo chefe de gabinete, Pietro Duarte; também pelo gerente regional de operação, Sávio Marcos; pelo gerente operacional de estações, Frederico Senna; pelo gerente regional de obras, Alexandre Mauro; pelo gerente operacional de segurança, Augusto Lima e pelo gerente operacional de via per-manente, Adalberto Nunes, que representou o gerente regional de manutenção.

Os membros do Conselho conheceram o Centro de Controle Operacional – CCO, conheceram o Centro de Controle e Monitoramento da Segurança – CCM, visitaram o sistema em um percurso de trem entre a estação Werneck e o Centro de Manutenção de Cavaleiro – CMC, onde conheceram as instalações da manutenção dos trens e puderam ouvir uma apresentação sobre a situação atual do Metrô do Recife. “Hoje recebemos a reunião do CA presencialmente em nossa unidade. Os novos conselheiros tiveram a oportunidade de conhecer nosso sistema, sua importância para a Região Metropolitana do Recife. Mostramos nossos desafios e nossas necessidades de investimento e a importância da união de todos os esforços na busca de orçamento. Após visita ao CMC, aprovamos pautas importantes para a operação de Recife, como a contratação terceirizada de linha de bloqueio e a renovação do convênio com a PMPE”, explica a superintendente da CBTU Recife, Marcela Campos.
 
 
Sobre a visita, a presidente do CA, Elisa Alves, explica que “teve por escopo aprofundar o conhecimento sobre a realidade da Superintendência de Recife. Sendo o Conselho a instância responsável pelo acompanhamento das questões estratégicas da CBTU, é necessário que se aproprie em diálogo com os demais dirigentes e trabalhadores da empresa”. E continua, “particularmente, as impressões sobre o Metrô de Recife foram ótimas. A capacidade do capital humano da CBTU é admirável. Certo é que as vias e estações necessitam de melhorias e atua-lizações - algumas com bastante urgência - e a visita atingiu seu objetivo ao colocar como prioridade tais mudanças’, finaliza.

"A visita técnica dos conselheiros de administração ao Centro de Manutenção de Cavaleiro foi de fundamental importância para o estreitamento entre aquilo que se imagina e se discute nas reuniões e a realidade prática que vivenciamos no dia a dia. Somente a experiência in loco é capaz de dar a real dimensão das particularidades que envolvem a operação e a manutenção e das necessidades da CBTU como braço da União na promoção da mobilidade urbana. Neste contexto, ressaltamos a especialização do nosso corpo de colaboradores que, apesar de todas as carências que temos, são capazes de inovar e criar soluções técnicas que sejam referências para outras empresas operadoras de trens", disse o diretor-presidente, José Marques.
 
 
“É de extrema importância o Conselho de Administração conhecer as necessidades e potenciais que nós temos, até porque o CA precisa estar apto a autorizar vai deixar a CBTU firme no seu compromisso de transportas pessoas”, afirma Pietro Duarte, chefe de gabinete da CBTU Recife.

Da CBTU AC também estiveram presentes o Diretor de Planejamento e Relações Institucionais, Eduardo Coimbra; Adjunto de Diretor, Valmir Azevedo; Adjunto de Diretor, Thais Pessoa; Gerente de Estudos e Projetos, André Joia e a secretária executiva do CA, Rute Portugal.

CA - o Conselho de Administração é órgão de deliberação estratégica e colegiada da CBTU e deve exercer suas atribuições considerando os interesses de longo prazo da Companhia, os impactos decorrentes de suas atividades na sociedade e no meio ambiente e os deveres fiduciários de seus membros.